sociedade

O Começo do Fim? Talvez

Desde janeiro deste ano, assistimos esperançosos ao avanço da vacinação no Brasil. Hoje somos mais de 50% de toda população brasileira com o esquema vacinal completo. Essa é uma ótima notícia mas é somente o início, pois temos muito mais ainda para fazer. Para tanto precisamos nos reconciliar com o Programa Nacional de Imunização - importante programa de saúde no Brasil, já que nos mantém protegidos contra diversas doenças graves, e que, mesmo sendo um dos mais importantes, foi infelizmente muito atacado no período da pandemia.

Hoje observamos os índices de mortalidade e internação caírem vertiginosamente que são consequência direta da vacinação em massa. Precisamos, no entanto, lidar melhor com esse "novo normal", compreendendo que certas atitudes por um tempo ainda serão necessárias, tais como o uso de máscaras e o álcool gel - comportamentos básicos daqui para frente. Usar máscaras para proteção não somente da COVID passam a ser atitudes importantes para que assim possamos proteger o outro de diferentes doenças.

Vai levar um tempo para que o uso das máscaras seja liberado - o que poderá acontecer, dizem os especialistas, no ano que vem. A vacinação tem que avançar ainda mais. Daqui para frente, a vacinação anual contra o coronavírus fará parte das nossas vidas, assim como hoje fazem parte a vacinação anual dos diversos tipos da gripe e a vacinação de nossos filhos de que nascem, até os dezoito anos. quando tomam outras tantas vacinas para protegerem-se de doenças ainda existentes.

Uma pandemia é declarada quando um vírus agressivo se espalha pelo mundo e não tem ainda cura. Por outro lado, as autoridades sanitárias não têm poder para declarar o fim de uma pandemia. Isso não existe. O que existe é que com vacinação e mudanças comportamentais, as pessoas passam a conviver com este novo vírus, assim foi e é com muitas outras doenças que circulam ainda hoje, no mundo.

Seguindo o preceito referido, a partir desta experiência com o coronavírus, precisaremos aprender a lidar com novas atitudes daqui para frente, podemos não gostar, achar que não são necessárias, mas são atitudes que protegerão a nossa vida e a vida daqueles que amamos. Aceitar essa nova realidade evitará conflitos desnecessários, evitará perda de vidas e por fim trará mais tranquilidade a toda população.

Passamos por muitos desafios e tristezas durante esta pandemia, perdemos mais de seiscentos mil brasileiros, tivemos que reaprender a viver, reaprendemos a fazer coisas que consideramos normais de maneiras diferentes, desde que nos protegesse do vírus. Algumas coisas que aprendemos poderemos talvez levar para toda a vida, como higienizar os alimentos e lavar as mãos frequentemente . Pessoas falam também que cuidarão mais de si e de suas casas. Todos aprendemos com nossas experiências, mesmo com as dolorosas e tristes. No fim, sairemos mais realistas e fortes do que éramos quando tudo começou.

Não podemos, agora que estamos perto do fim, voltar a ter comportamentos e atitudes que coloquem tudo em risco. O aumento do número de mortes e de casos não tem porque voltar a crescer. Se isso ocorrer, poderá ser por falta de comprometimento e descuido das pessoas que não compreendem a gravidade do momento em que vivemos. Lutar contra o atual momento e disseminar informações falsas não ajuda em nada. É necessário confiar e seguir as orientações daqueles que realmente entendem o que acontece, os médicos e os cientistas, eles merecem o nosso respeito e o mínimo que podemos fazer é ouvir suas orientações e cumprir o que falam.

O começo do fim já se iniciou. Não podemos voltar a nos comportarmos como pessoas inconsequentes que querem que tudo volte ao normal "para ontem". Temos que ter paciência e comprometimento com o momento atual. Somente assim voltaremos ao normal, um novo normal, com novas normas a seguir, com novas atitudes e comportamentos que nos protejam, mas que nos façam felizes. Daqui para frente temos que ter uma maior noção da importância e dos cuidados sanitários e compreender como esses cuidados nos protegem. O futuro nos aguarda e ter as atitudes certas nos fará ainda melhores do que somos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Eu não sabia que gente como você entendia desse assunto

Próximo

Reformas